sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os valentes Tucunarés do Lago de Sobrabinho - BA


OS VALENTES TUCUNARÉS AMARELOS DE SOBRADINHO-BA

Normalmente saio para pescar bem cedo, ainda de madrugada, destino: Barragem de Sobradinho – BA, meu habitat “natural”, que fica a 60 Km de onde moro, Petrolina - PE. Faço pelo menos duas pescarias por mês na barragem, e nunca uma pescaria foi igual à anterior em termos de: emoção, peixe, situação, etc! Essa frequência de pesca acontece desde 2003, quando comprei meu barco, um Apolus 500 da LeveFort com um motor de popa Yamaha de 15 hp,  motor elétrico e todos os demais opcionais possíveis! Eu o mantenho impecável em relação à manutenção, item que acho primordial para quem pesca embarcado e, principalmente para quem pesca só, que é o meu caso! Todo o equipamento tem que estar em condição de uso incondicional.
Logo no inicio desse relato, disse que normalmente saio para pescar bem cedo, mas essa pescaria foi uma exceção, como disse anteriormente, nunca uma é igual à outra. Bem, essa foi inusitada, pois iria sair na sexta-feira dia normal de trabalho, mas daria um jeito de “queimar o expediente” por uma justa causa: a pesca! Programei-me e arrumei a tralha toda um dia antes, quinta-feira. Tudo organizado, e check-list feito! Minha intenção era pescar o dia todo, armar o acampamento ao anoitecer e assar um peixinho no rancho. No outro dia pescar até o final da tarde, quando retornaria. Porém, um imprevisto profissional me impediu de sair logo cedo na manhã da sexta-feira! Fiquei na dúvida se ainda iria ou não para mais essa aventura. Mas, como todo bom pescador esportivo, pensei: “se conseguir sair antes do almoço, dá tempo de pescar a tarde toda, faço um belo rancho e volto no outro dia! E, sem dúvida alguma, volto satisfeito e realizado!”. O dia estava perfeito, um sol maravilhoso e quase sem vento aqui na região - coisa muito rara!  Consegui sair às 12h05min, tudo organizado peguei minha camionete rebocando o EKOSPESCA para mais uma aventura. Assim que entrei na estrada rumo ao meu destino, percebi que ia ser uma excelente pescaria, minha ansiedade aumentava à medida que me aproximava do ponto de pesca! Quando cheguei à cidade de Casa Nova – BA, fiz a minha costumeira parada na feira local, onde compro alguns itens de alimentação para o acampamento (verduras, gelo, pão, etc). Assim que cheguei às margens do lago fiquei contemplando a inusitada beleza de singulares cores e movimentos da natureza, totalmente à minha disposição para serem fotografadas, contempladas e registradas em minhas memórias, show de bola! Logo depois, coloquei o barco na água e armei minha tralha composta de dois conjuntos: um com vara de 6”, carretilha de perfil baixo, linha multifilamento 25 lb com líder de flúor carbono 30 lb; o outro com vara de 5.6” e a diferença era o líder de 25 lb, que uso para as iscas de superfície. Tudo certo, as condições climáticas mais que perfeitas, muito pouco vento e muito, muito SOL... Maravilha, tudo o que o pescador esportivo espera! Saí logo para uns dos meus pontos favoritos, cerca de 20 minutos de navegação. Logo nos primeiros arremessos, um belo e briguento tucunaré amarelo apareceu para fazer a minha alegria! Algumas fotos e ele volta para casa, show de bola! Isso segue por mais um bom tempo, vários tucuninhas depois resolvo mudar de ponto. Fui mais para o meio da barragem em um “pedral” (uma pequena ilha de pedras) onde sempre aparecem várias ações dos “bocudinhos”, mas como pescaria não é regra, não tive nenhuma ação nesse ponto! Fiquei surpreso e logo notei a presença de redes de pesca nas proximidades, possivelmente o motivo de não ter tido ação nenhuma! 

Voltei para o ponto anterior já quase na hora de recolher o equipamento e armar o acampamento! Já tinha garantido o meu jantar com um ”tucuninha” de aproximadamente 1.2 kg, o qual seria mais que suficiente principalmente, acompanhado de um bom vinho e uma noite maravilhosa - com estrelas e sons da natureza, momentos que só percebemos, estando em um lugar assim! No outro dia, voltou tudo ao normal, muito vento, marolas, etc... Mas, como disse no início, nunca uma pescaria é igual a anterior! O contato que tenho com a natureza e o respeito com a fauna e a flora me restauram as energias para enfrentar os dias de trabalho na cidade, dentre outros problemas do dia a dia! Esse é o meu combustível!